Química
Sobre Zincagem.
Nomes: Aleksandro Sena n°01 Giovani Pereira n°07 Paulo Henrique n°19 Ricardo Assan n°21 Thiago de Jesus n°22
4°A- Química
Introdução:
A Zincagem é o processo mais antigo e mais utilizado na proteção de objetos feitos de ferro ou de aço. O processo é o mesmo utilizado para outros materiais, porém o zinco possui uma temperatura de fusão de aproximadamente 419°C e, por isso, a solução (substrato) deve estar a uma temperatura entre 430 e 460°C, acelerando a reação entre ferro e zinco. Esse processo popularmente conhecido como galvanização a fogo ou galvanização a quente foi descoberto pelo químico francês Melouin em 1741 e patenteado pelo engenheiro Sorel em 1837.
Zincagem eletrolítica é um processo, no qual o zinco é transferido de um anodo para a peça negativamente carregada. Para tal, utiliza-se banho químico contendo sais de zinco e eletrodo zinco.
A corrente elétrica é uma das principais matérias-prima do processo eletrolítico.
Porém, antes de entrar no processo ela é convertida de corrente alternada (redes de distribuição de energia elétrica) para corrente contínua, com o uso de retificadores. Com a transformação em corrente contínua é possível separar a parte positiva e negativa da corrente.
Na parte negativa, são colocadas as peças a serem beneficiadas e na parte positiva, é colocado o metal, que fornecerá os íons para a solução eletrolítica.
É interessante ressaltar que o aço se dissocia através da corrente elétrica ou dissolução química em cátions, carregados positivamente. Esses