Dissertação História do Rio Grande do Sul
Texto sobre história do Rio Grande do Sul
História Gaúcha
Para que se possa entender a historia rio-grandense é necessário o conhecimento de alguns fatos, como por exemplo, a fundação da Colônia do Sacramento, as missões jesuíticas, os conflitos entre as coroas ibéricas, Portugal e Espanha, e a fundação dos oito povos pelos jesuítas.
A fundação da Colônia do Sacramento, no Uruguai, ocorreu quando após muito tempo os portugueses mostraram-se interessados pela região. Assim deu-se um longo período de guerras entre portugueses e espanhóis pela posse da terra. Essa disputa entre as duas coroas ibéricas só cessou após a definição das atuais fronteiras do sul do país por conta da independência Uruguaia.
Entre a fundação da Colônia do Sacramento e a definição das fronteiras do Rio Grande do Sul, houve a atuação dos padres jesuítas espanhóis, até sua expulsão, que iniciaram a catequização dos indígenas locais, os guaranis, e introduziram o gado bovino para a alimentação deles próprios e dos indígenas catequizados.
Em 1682 os jesuítas voltam e fundam as oito reduções ou povos, das quais apenas sete prosperam, tornando-se os Sete Povos das Missões. Estes povos foram verdadeiras cidades, que prosperaram sob o forte comando religioso dos jesuítas, tão bem sucedidos a ponto de causar preocupações aos portugueses e espanhóis, o que levou à sua queda em 1756. A historia gaúcha deu-se por essa série de acontecimentos, mas podemos concluir que o que de fato permaneceu para ela foi a cultura do chimarrão, gado selvagem, essa tradição campeira, esse povo miscigenado e forte, lutadores, os gaúchos.
Webgrafia:
Turismo RS: http://www.turismo-rs.com/historia.htm Acessado em 12/02/2014 às 19h23