zabbix
A moda de um conjunto de valores de uma variável estatística corresponde ao valor que é mais vezes observado numdeterminado estudo ou, por outras palavras, ao efetivo com maior frequência absoluta. Por exemplo, no conjunto devalores 2 3 4 3 5 3 7 8 3 8, o 3 é, claramente, o mais frequente, pelo que a moda deste conjunto de valores é 3.Acontece que em muitas situações pode não haver um valor único com maior frequência absoluta que todos os outros,como no exemplo anterior, mas sim existirem dois, três ou até mais valores nessas condições. Podemos assim falar naexistência de duas, três ou mais modas. Desta forma, se uma dada distribuição só tiver uma moda recebe a designaçãode unimodal, se tiver duas modas é chamada bimodal e se tiver mais que duas modas designa-se por plurimodal oumultimodal. Por vezes acontece que todos os valores da variável estatística em estudo têm a mesma frequênciaabsoluta. Neste caso diz-se que a distribuição é amodal, isto é, não tem moda.
O conceito de moda é particularmente útil em estatística quando se estuda uma variável qualitativa. Por exemplo, se sepretende fazer um estudo sobre a cor dos olhos dos habitantes de uma determinada localidade não faz qualquer sentidofalar em "cor média" ou "cor mediana", mas já faz sentido e tem interesse conhecer qual a cor mais frequente - moda.
Definição de Moda (Mo): é o valor que mais aparece num conjunto de dados.
Exemplo 1. Os dados abaixo se referem à idade de 20 alunos de uma turma de 6º ano.
Idade: {12, 11, 12, 13, 12, 11, 13, 12, 12, 11, 14, 13, 13, 12, 11, 12, 13, 14, 11, 14}
A moda desse conjunto de dados será a idade que mais aparece, ou seja:
Mo = 12 (pois é a idade que aparece mais vezes no conjunto)
Exemplo 2. A tabela abaixo apresenta as notas em matemática de uma turma de 30 alunos.
Na coluna da esquerda temos as notas na disciplina de matemática e na coluna da direita, quantos alunos obtiveram a respectiva nota. Dessa forma, podemos