Romantismo
-Introdução 3
-Romantismo no Brasil 4
* 1° geração romantica 5
* 2° geraçao romantica 5
* 3° geração romantica 5
-Romantismo em Portugal 6
-Romantismo na Europa 7
-Artes Plásticas 8
-Músicas 9
-Teatro 10
-Momento histórico 11
-Conclusão 12
Introdução
O romance é um dos gêneros narrativos mais utilizados na produção literária brasileira, tendo ganhado força principalmente a partir do século XIX. Em geral, apresenta a narrativa de uma trama com diversos personagens desenvolvida em tempo e espaço amplos. No geral o romance e divido em três gerações... Neste trabalho poderá observar o quanto esse movimento literário influenciou a sociedade.
Romantismo no Brasil
O Romantismo no Brasil teve como marco fundador a publicação do livro de poemas "Suspiros poéticos e saudades", de Domingos José Gonçalves de Magalhães, em 1836, e durou 45 anos. Nos primórdios dessa fase literária, 1833, um grupo de jovens estudantes brasileiros em Paris, sob a orientação de Gonçalves Magalhães e de Manuel de Araújo Porto Alegre, inicia um processo de renovação das letras, influenciados por Almeida Garret e pela leitura dos românticos franceses. Em 1836, ainda em Paris o mesmo grupo de brasileiros funda a Revista Brasiliense de Ciências, Letras e Artes, cujos dois primeiros números traziam como epígrafe: "Tudo pelo Brasil e para o Brasil". Ainda no mesmo ano, no Brasil - momento histórico em que ocorre o Romantismo, 14 anos após a sua Independência - esse movimento é visível pela valorização do nacionalismo e da liberdade, sentimentos que se ajustavam ao espírito de um país que acabava de se tornar uma nação rompendo com o domínio colonial.
De 1823 a 1831, o Brasil viveu um período conturbado como reflexo do autoritarismo de D. Pedro I: a dissolução da Assembléia Constituinte; a Constituição outorgada; a Confederação do Equador; a luta pelo trono português contra seu