dissertação com predominancia critica
Acadêmica: Karin Moura.
Curso: Direito.
Disciplina: Produção de Texto.
Prof: Veronilse Denardi Pereira.
Tema: Dissertação com predominância critica.
Respeito é pra quem tem.
Você sabe o que é injúria racial? Provavelmente a confunda com racismo mas, existe diferença entre elas, a injúria racial, se caracteriza como qualquer tipo de ofensa discriminatória onde o alvo, ou a vítima no caso, é uma pessoa ou grupo determinado de pessoas. Já o racismo, só ocorre quando as ofensas atingirem toda uma raça, etnia, religião ou origem, onde não há como determinar o número de vítimas ofendidas. Infelizmente ainda presenciamos casos de injúria racial em nosso país, com maioria da população negra. Revoltante, porém verdade.
O caso mais recente e muito divulgado pela mídia foi o do goleiro Aranha, segundo o site G1, no jogo de ida entre Grêmio e Santos pela Copa do Brasil, em 28 de agosto, na Arena Grêmio, em Porto Alegre, a torcedora gremista Patrícia Moreira foi flagrada por câmeras de TV xingando o goleiro Aranha de macaco. A cena provocou reações. O Grêmio - derrotado por 2 a 0 naquela partida - foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que cancelou o jogo da volta e, com isso, eliminou o clube gaúcho da competição. Foi aberto também um inquérito na polícia para apurar crime de injúria racial, envolvendo Patrícia e outros torcedores gremistas suspeitos de ter xingado o goleiro do Santos. Depois do episódio Patrícia pediu desculpas publicamente mais de uma vez e garantiu que nunca foi racista e que não teve essa intenção naquele dia do jogo. Segundo contou, ela se deixou levar pela emoção do jogo e pelos cânticos da torcida. Aranha recusou encontrar-se pessoalmente com a torcedora, que tinha manifestado esse desejo através do advogado.
Patrícia acabou virando um símbolo do caso, foi hostilizada nas ruas e acabou pagando um alto preço por sua atitude. Se torna até engraçado, como em tempos