Dissertação belo monte
Diante da implementação da usina de Belo Monte podemos observar os fortes impactos que o meio ambiente sofrerá. Após estudos levantados constatou-se que ocorrerá Inundação permanente dos abrigos da Gravura e Assurini e danos irreversíveis ao patrimônio arqueológico causado pela formação dos reservatórios, Perda de ambientes para reprodução, alimentação e abrigo de peixes e outros animais no trecho de vazão, formação de poças, criação de ambientes para mosquitos que transmitem doenças no trecho de vazão reduzida, entre outras fatores.
Outro problema são os danos aos povos indígenas que vivem à gerações na região do Xingu, com sua cultura e modo de vida. Eles sofrerão com as mudanças no escoamento e na qualidade da água nos igarapés do trecho do reservatório dos canais, com mudanças nos peixes, modificações nas condições de acesso pelo Rio Xingu das comunidades Indígenas à Altamira, causadas pelas obras no Sítio Pimental, alteração da qualidade da água e perda de fonte de renda e sustento para as populações indígenas. Esses são apenas alguns fatores gerados pela instalação da usina que afetará aos índios.
Mas não haverá apenas transtornos ao meio ambiente e aos indígenas, a população em si também sofrerá consequências. O desvio do curso do rio irá alagar regiões, como a cidade de Altamira, atingindo mais de 20 mil pessoas que terão de mudar-se em direção a outras áreas. Por outro lado, mais de 100km de rios secarão, deixando aqueles que dele dependem, sem o acesso a água, peixes ou meios de transporte, impactando em seu modo de vida tradicional,