Desafio de leitura e produção de texto
Uma leitura, igualmente, é decorrente do conjunto de conhecimentos e informações disponível no momento histórico em que a leitura se realiza, o qual constitui uma determinada forma de ver o mundo. Usar a leitura de forma competente significa, também, compreender que ler é tanto uma experiência individual e única, quanto uma experiência interpessoal e dialógica. E isso nos remete diretamente à natureza do processo de leitura. Toda leitura é individual porque significa um processo pessoal e particular de processamento dos sentidos do texto. Mas, toda leitura também é interpessoal porque os sentidos não se encontram no texto, exclusivamente, ou no leitor, exclusivamente; ao contrário, os sentidos situam-se entre texto e leitor. Um texto é sempre produzido em um determinado momento histórico no qual se encontra definido um determinado horizonte de expectativas, derivado de um conjunto de conhecimentos e informações disponível e compartilhado pelos possíveis interlocutores - em maior ou menor medida. Assim, quando um texto é produzido, alguns sentidos são pretendidos pelo autor, sentidos decorrentes da forma de compreender o mundo constituído naquele momento histórico específico e em uma determinada cultura.
As diferentes disciplinas oferecem uma excelente oportunidade para os jovens terem contato com textos de diferentes tipologias e sobre diferentes assuntos. Os alunos podem assim ser desafiados a ler como os matemáticos, os cientistas, os historiadores etc., munindo-se de um novo instrumental de aprendizagem e aprendendo a ler para informação e estudo, aumentando também o seu conhecimento sobre as áreas curriculares. Por seu lado, o professor de Língua Materna pode usar textos de outras áreas disciplinares, para ensinar diferentes estratégias de leitura.
GÊNEROS TEXTUAIS
São tipos específicos de textos de qualquer natureza, literários ou não-literários. Modalidades discursivas constituem as estruturas e as funções