Belo Monte
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
BELO MONTE
Será tão belo assim?
PORTO ALEGRE
2014
CARLOS ALEXANDRE LOPES DE OLIVEIRA
BELO MONTE
Será tão belo assim?
Trabalho sobre o filme “Xingu”, da disciplina de Comunicação e Expressão do Curso de Engenharia Civil.
Professora: Ângela Francisca.
PORTO ALEGRE
2014
Introdução
O presente trabalho é uma dissertação argumentativa sobre as problemáticas da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte que foi objeto do filme brasileiro “Xingu”, produzido em 2011, dirigido por Cao Hamburger e roteirizado por ele, Elena Soárez e Anna Muylaert. Estrelado por João Miguel, Felipe Camargo e Caio Blat, o filme conta a trajetória dos irmãos Villas-Boas a partir do momento em que se alistam para a Expedição Roncador-Xingu, parte da Marcha para o Oeste de Getúlio Vargas, em 1943.
O presente trabalho também busca bases sólidas em noticiários publicados na mídia brasileira, dando enfoque nos diversos problemas causados na implantação da usina supracitada.
BELO MONTE
Será tão belo assim?
No ano de 1975, iniciaram os estudos sobre a viabilização de um projeto para uma usina hidrelétrica na região do rio Xingu, usina esta que receberia o nome de Karaô. A região, que possui um grande potencial hidrelétrico até então inexplorado, também é considerada uma das maiores biodiversidades do Brasil e do planeta. Além disso, ela abriga diversos grupos étnicos, como os indígenas e ribeirinhas que dependem da manutenção da região e de sua biodiversidade para a manutenção e propagação de seu modo de vida, sua cultura e sua existência.
No ano de 1989, após o projeto ter enfrentado grandes conflitos com os índios locais, em sinal de respeito, o Governo decide homenagear a população indígena trocando o nome da Usina Karaô para Usina Belo Monte. Mas isso não fora o suficiente para convencer ativistas, ambientalistas e os índios. O