Projeto Integrador
Escola DE saúde e biociências
CURSO DE psicologia
autonomia em crianças com deficiência intelectual
curitiba
2015
ANAHY BIANCOLINI NOBREGA
FLAVIA BORGES SALDANHA
JULIANA ESCUISSATO GONÇALVES DO NASCIMENTO
LOURIENE CALIXTRO yara prudencio carvalho
autonomia em crianças com deficiência intelectual
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Projeto Integrador II, do curso de Psicologia, turno Noturno, 5° período, Turma B, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná ministrado pela professora Rosana Angst Pasqualotto.
Curitiba
2015
INTRODUÇÃO Temos por objetivo desta pesquisa, a realização da análise da Autonomia na Criança com Deficiência Intelectual. Através de uma reportagem, faremos a correlação entre este tema com a teoria do autor Coll e colaboradores (1995), descrevendo sua importância para com o indivíduo. DESCRIÇÃO DE REPORTAGEM NOTICIA, OU ARTIGO.
A notícia tirada do site portal educação escrita pela fonoaudióloga Samara Almeida Carneiro no dia 18 de abril de 2014 diz respeito aos pais darem oportunidades de autonomia à criança com necessidades intelectuais. Eles devem tratá-las como qualquer outra criança de sua idade, ensinando-a a fazer a suas tarefas pela casa sem dependência dos mesmos, pois assim, a criança terá mais autonomia ao realizar suas atividades, como guardar os seus brinquedos e cuidar de seus pertences. Da forma em que isso é desenvolvido na personalidade da criança, ela terá esta característica de menor dependência de alguém, desenvolvendo assim sua autonomia (CARNEIRO, 2014).
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Segundo a Associação Americana sobre Deficiência Intelectual do Desenvolvimento AAIDD a deficiência intelectual é caracterizada por um funcionamento do intelecto inferior a média do QI, que se associa a limitações adaptativas na área de habilidades por forma de comunicação, autocuidado, viver em um lar, se adaptar a sociedade, etc. A