Comunicação social - publicidade e propaganda
A Semiótica é uma teoria que estuda a significação dos textos.
Ela busca compreender as relações e os fenômenos da natureza. Tornar compreensível, esse mundo sensível. Além de abordar os textos em sua veridicção. Pois sabemos que verdade é um conceito relativo. O que é verdade para você, pode não ser verdade para outro e vice-versa, pois a verdade remete à conceito absoluto.
Todo discurso contém em si ao mesmo tempo, verdade e falsidade. Sendo o estatuto destas, determinado a partir de um acordo tácito entre o enunciador e o enunciatário.
Para encontrar significação nos textos, a semiótica segue uma estrutura de análises e o sentido encontrado mana apenas do texto com explicações encontradas apenas no próprio texto. Essa se chama a Lei da Imanência.
Ela não estuda a intencionalidade do autor no texto, mas explica a comunicação expressada por ele, ou seja, o seu sentido! Pois para a semiótica não há verdade absoluta.
TEXTO
Para semiótica, texto é um “todo de sentido”. É toda estruturação ou organização que faz sentido em um todo. Ou seja, algo que tem um sentido completo.
O texto é o objeto da comunicação e se estabelece entre o destinador e o destinatário, portanto, todo texto é composto de um “Plano de Expressão” e um “Plano de Conteúdo”. Ambos, formando uma significação.
Plano de Expressão
É o que entendemos por significante, aquilo que é concreto, palpável. Ex: pedra, faca, beijo.
Plano de Conteúdo
É o que entendemos por significado. Aquilo que é abstrato, sempre com oposições fundamentais.
Ex: amor x ódio, vida x morte.
Para Saussir, todo discurso produz dois sentidos: o verdadeiro e o falso, e ele denomina essa relação como “dicotomia saussiriana”.
SENTIDO
O sentido advém da relação “expressão /conteúdo”. E a partir dessa premissa, sabemos que existem três tipos de textos.
Sistema de significação:
1 – Textos simbólicos;
2 – Textos semi-simbólicos;
3 – Textos semióticos.
Textos simbólicos: