Dislexia
DISGRAFIA: Caracteriza-se por problemas com a Linguagem Escrita, onde dificulta a comunicação de ideias e de conhecimento através desse especifico canal de comunicação. Há disléxicos que não encontram dificuldades em sua coordenação psicomotora, porem outros apresentam grandes comprometimentos no traçado de letras e de números, estes disléxicos podem cometer graves erros ortográficos, acrescentar, inverter ou omitir letras e sílabas. Sendo sua dificuldade espacial revelada na falta de domínio do traçado de letra, subindo e descendo a linha demarcada para a escrita. Os digráficos podem apresentar com frequência sensações de insegurança e de desequilibro com relação à gravidade, desde a infância, podem ser percebidos dificuldades em subir e descer escadas, no uso de tesouras, ao amarrar os cadarços dos sapatos e em jogos com bola.
DISCALCULIA: Pessoas disléxicas, geralmente, são bem dotadas em matemática. Porem muito raramente podem existir dificuldades em avaliações comparativas: maior – menor, mais- menos, existe também a possibilidade do emocional altamente exacerbado dificultar ou, até mesmo, bloquear o pensamento matemático, não dando a possibilidade de concentração precisa no foco da lógica matemática, determinante para elaboração de razão matemática. É relativamente comum que estes disléxicos possam resolver problemas complexos de matemática mentalmente, mesmo que não sejam capazes de decompor esse calculo em suas etapas respectivas. Apesar desta habilidade e de aprendizado diferencial em discalculia, essas pessoas podem apresentar grandes dificuldade em cálculos simples e há outros que dominam cálculos aritméticos, porem fracassam diante de uma incógnita dê-lhe uma abstração e ele não conseguirá decodifica-la.
DEFICIÊNCIA DE ATENÇÃO: Há disléxicos cujo problema maior está na dificuldade de em concentrar sua atenção e por causa desta dificuldade há crianças que podem tornar-se inacreditavelmente