Dislexia
Neste trabalho o tema abordado será a dislexia, que é um distúrbio de aprendizagem que apresenta um de 5% a 17% na população.
Segundo RAMALHO (2008) a dislexia é a causa mais frequente do baixo rendimento escolar, embora não seja na maioria dos casos identificada, portanto não corretamente tratada. Dislexia não é uma doença e sim dificuldade que acontece no processo de leitura e escrita, que aparece mais na hora da alfabetização, porém alguns sintomas já estiveram presentes em fases anteriores. (RAMALHO Janaína 2008)
A dislexia é uma dificuldade ou distúrbio de aprendizagem e linguagem, não sendo necessariamente todos os problemas de aprendizagem detectados como dislexia, pois existem vários outros fatores que interferem.
Sendo assim esse trabalho tem como objetivo compreender a dislexia, para que ela seja corretamente diagnosticada por profissionais especializados e comprometidos, e verificar a importância do professor, quanto a sua atuação, sendo imprescindível o conhecimento do assunto Dislexia.
II Definição da Dislexia
Segundo Nico, dislexia é uma dificuldade que ocorre no processo de leitura, escrita, soletração e ortografia. Não é uma doença, mas um distúrbio com uma série de características. Torna-se evidente na época da alfabetização, embora alguns sintomas já estejam presentes em fases anteriores.
A dislexia, também conhecida como distúrbio do desenvolvimento da leitura, afeta a capacidade da pessoa de compreender a linguagem escrita ou a oral e, em alguns casos, ambas. Em outras palavras, é um distúrbio geral de aprendizado, relacionado à linguagem. Tarefas e atividades que nos são familiares, como escrever uma lista de compras, ler o jornal ou um livro, pode ser problemáticas para as pessoas disléxicas. Estudos recentes sugerem que entre 15% a 20% da população tem algum tipo de deficiência de leitura e, nessas