Vertigens
CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM
UNIDADE DE PASSO FUNDO
TRABALHO SOBRE DOENÇAS
Disciplina: Saúde Pública Professora: Alunas: Francielly
Passo Fundo, 04 de julho de 2012
Vertigem
Sensação de falta de equilíbrio no espaço, que faz parecer ao indivíduo girarem todos os objetos à sua volta.
A palavra vertigem origina-se do latim vertere, rodar, e é esse o termo que os pacientes utilizam ao expressar um dos sintomas mais presentes na labirintopatia ¨ Doutor está tudo rodando ¨. Diante de erros diagnósticos e tentativas de tratamento fracassados, criou-se o mito de que vertigem não tem cura. Este conceito é errôneo, atualmente, com modernos meios diagnósticos e a utilização correta das diferentes abordagens terapêuticas, tornou-se possível ¨ tratar ¨ a vertigem .
As vertigens não são uma doença, são um sintoma, o qual pode ser provocado por várias doenças. Definem-se como ilusão de movimento, sensação de deslocação dos objectos circundantes em relação ao indivíduo ou vice-versa. Mais frequentemente são rotatórias (ao doente parece-lhe andar tudo à sua volta), embora também possam manifestar-se como empurramento para um dos lados ou dar a sensação de descida ou de subida, como na coberta de um navio ou de queda num poço.
É necessário distinguir vertigens de tonturas: uma arritmia cardíaca, uma hipoglicémia, uma descida brusca da tensão arterial, a ansiedade que leva o paciente a constantes inspirações profundas, podem originar quadros de síncopes confundidos com vertigens. Também a mudança de graduação das lentes dos óculos pode provocar tonturas.
As tonturas são uma designação genérica que engloba todas as situações onde se verifica um distúrbio das relações do indivíduo com o espaço, devendo as vertigens ser consideradas uma forma particular de tonturas..
As vertigens resultam de qualquer lesão a nível vestibular, seja dos seus receptores periféricos no ouvido interno, seja das vias que