desmaio e vertigem
Disciplina: Primeiros Socorros
Professor: Fernando Tenório
Alunos: Ivanilda Irene Santos
Janiclézia de Araujo
Jeane Lopes Pinto
Marcia Sabino
Marciele Brito
Paula Roberta da Silva
Maceió – Al
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O desmaio, também conhecido como síncope, consiste na perda transitória e súbita da consciência e da força muscular, fazendo com que a vítima caia no chão. Pode ser causado por vários fatores, como subnutrição, cansaço, excesso de sol e estresse, e ser precipitado por nervosismo, angústia e emoções fortes, além de ser um sinal comum a muitas outras doenças. Antes de desmaiar, a pessoa pode apresentar alguns sintomas, tais como tontura, sensação de mal-estar, pele fria e pálida e suor frio. Vertigem e um distúrbio do equilíbrio. É o tipo mais frequente de tontura e também pode ser chamada de zonzeira.
DESMAIOS
Definição: O desmaio, também chamado de síncope, é uma perda de consciência repentina. Ele ocorre quando a pressão arterial cai, e não chega oxigênio suficiente ao cérebro. Às ezes, o desmaio pode parecer-se com uma crise epiléptica.
CAUSAS
As pessoas desmaiam por muitas razões, incluindo:
Levantarem-se muito rapidamente
Exaustão
Distúrbio emocional e/ou estresse
Superaquecimento
Ritmos cardíacos anormais
Doença ou alguns medicamentos Algumas causas de desmaios não são de fácil explicação, e algumas causas de desmaios não explicados podem ser ameaçadoras à vida. Se você tiver desmaios inexplicados isolados ou se desmaiar repentinamente, você deve procurar o auxílio de um médico.
SINTOMAS
Geralmente, os desmaios ocorrem enquanto estamos em pé. Eles podem ocorrer repentinamente ou podem ser precedidos por sensações de:
Atordoamento
Calor ou palmas suadas
Náuseas
Desvanecimento da visão Se você desmaiar durante exercícios