Dislexia
Esta pesquisa como objetivo geral apresentar a dislexia na educação infantil.
O objetivo específico é identificar a dislexia como um problema de aprendizagem e suas prováveis causas; assim como os seus efeitos no convívio social, dessa forma podendo levar a criança disléxica a uma exclusão social.
1. CONCEITUANDO APRENDIZAGEM
Para entendermos o que é dislexia é necessário entendermos o que é aprendizagem.
A aprendizagem é a uma espécie de ligação de conhecimentos antigos com conhecimentos atuais, destacando a importância de cada um deles. Para que a aprendizagem seja eficiente necessita de três fatores básicos: a inteligência e conhecimentos prévios, experiência e motivação; ainda que todas sejam consideradas importantes devemos valorizar que sem a devida motivação qualquer que seja a ação que realizemos, não será totalmente satisfatória. A definição de aprendizagem diz que a motivação, ou seja, o desejo de aprender é fundamental para que o aluno dirija energia aos neurônios; a mesma se pode conseguir mediante a prática de metodologias especiais que se verão limitadas à personalidade e força de cada pessoa.
Ainda que existam diversos tipos de aprendizagem, o que devemos entender é que aprendizagem é uma mudança de comportamento produzido pela experiência. Aprendizagem é parte principal da estrutura da educação, pela qual, podemos dizer que a educação compreende todo o sistema de aprendizagem.
A aprendizagem tem uma importância fundamental para o ser humano, já que, desde o nascimento, a criança já passa por uma série de fases que fazem parte de seu amadurecimento tanto neurológico e cognitivo; nisso tornando-a apta a receber sempre mais estímulos e informações do meio ambiente em que ela se vive.
2. DIFERENTES TIPOS DE APRENDIZAGEM
Cada indivíduo possui e apresenta uma maneira própria de aprender, a