contabilidade
Contabilidade que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira. O nome deriva do uso das contas contábeis
Os objetivos da contabilidade mostram a necessidade de se produzir informações úteis para a tomada de decisões de seus usuários.
Usuários diferenciados, com necessidades especializadas, têm trazido à certas discussões acerca dos objetivos da contabilidade a partir de seu escopo teórico.
Embora a informação contábil seja objetiva e verificável, seu modelo atual tem levantado críticas quanto a sua eficácia no processo de tomada de decisão. Visando elucidar esse assunto foram pesquisados autores de teoria da contabilidade, órgãos e entidades oficiais e literaturas relacionadas, de forma a contextualizar os vários entendimentos, reflexões e correntes aos objetivos da contabilidade e seus usuários.
Diversas técnicas são usadas pela contabilidade para que seus objetivos sejam atingidos: a escrituração é uma forma própria desta ciência de registrar as ocorrências patrimoniais; as demonstrações contábeis são demonstrações expositivas para reunir os fatos de maneira a obter maiores informações, e a análise de balanços é uma técnica que permite decompor, comparar e interpretar o conteúdo das demonstrações contábeis, fornecendo informações analíticas, cuja utilidade vai além do administrador.
No entanto, independente de sua classificação, é esta técnica, arte ou ciência que adquire cada vez maior importância, dado o crescimento das corporações, entidades e empresas, que exige grande eficácia dos profissionais da contabilidade, para que sejam capazes de trabalhar a infinita gama de informações que são necessárias ao estudo e controle do patrimônio.
Vida financeira particular e empresarial
Em