A influência dos meios de comunicação em massa na construção de uma identidade.
Assistir televisão, navegar na Internet, falar ao celular são coisas do cotidiano da maioria da população mundial. Somos, todos os dias, bombardeados por diversas mídias que, em comum, têm o objetivo de nos vender alguma coisa: uma ideia, um produto, um sonho, etc. E essa tecnologia influencia o tempo, toda a sociedade e em consequência, a educação, tanto informal quanto formal. Podemos afirmar que a vida e a interação humana são mediadas e controladas pelos meios de comunicação. E é neste ambiente de interação com o mundo e significação que desde pequena a criança é colocada à frente da televisão e esta então se apresenta como parte integrante da família por ser uma boa “babá eletrônica”.
1
A influência dos meios de comunicação em massa no Consumo.
Sabe-se que hoje em dia a mídia em geral tem um papel importante no comportamento de consumo das pessoas e o poder que ela tem de influenciar a massa, muda hábitos de consumo, cria novos públicos, novos ídolos, novos produtos e de um dia para o outro pode acabar com tudo isso, criando uma situação completamente diferente da situação anterior. Isso se deve ao fato, da mídia, principalmente a televisão, trabalhar com os modismos, com coisas e situações que façam com que as pessoas se identifiquem com aquilo e passem a comentar. A televisão, por ser um veículo da mídia que atinge um número muito grande de pessoas acaba sendo o veículo mais eficaz na propagação e venda de alguma ideia ou produto. Por isso as propagandas veiculadas na TV muitas vezes atingem de forma mais rápida o público alvo. Essa força deveria ser canalizada para conscientizar a população a ajudar a solucionar os problemas sociais do país, como fez com a “Fome Zero” do governo brasileiro, mas essas atitudes são cada vez mais raras.
Resumindo, vivemos num país onde as taxas de mortalidade infantil são altíssimas, juízes roubam milhões da população e não são punidas, pessoas