Disfonia Vocal
Aline e Thalita
Disfonia Vocal
SALVADOR
2014
Escola de Canto
Aline e Thalita
Disfonia Vocal
Trabalho apresentado ao curso de Canto, sob orientação da Prof.ªLiliana Carvalho
SALVADOR
2014
“Pois onde estiver o vosso tesouro aí estará o vosso coração. Mt 6.21”
Dedicatória,
Louvamos ao nome do Senhor que tem nos ensinado a ser totalmente depende do seu poder para realizar grandes obras nesta Terra, por isso dedicamos em primeiro lugar a Ele, por que para Ele são todas as coisas. A professora Liliana Carvalho que com amor tem nos passado um legado, a Lucas Oliveira, Guga e Valéria que também tem se dedicado a nos apoiar, assim como Ruth, Toni, Gil e Vovó que sempre tem nos recebido com alegria e é claro aos nosso querídissimos colegas de classe. Que Deus abençoe a todos poderosamente.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 CLASSIFICAÇÃO 7
2.1 Disfonias funcionais 7
2.2 Disfonias orgânico-funcionais 7
2.3 Disfonias orgânicas 7
3 PREVENÇÃO 8
4 TRATAMENTO 9
5 CONCLUSÃO 10
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
1 INTRODUÇÃO
A laringe é um órgão responsável por importantes atividades fisiológicas e muito bem adaptado para cumprir tais tarefas. Uma complexa atividade neuromuscular integrada com diversos sistemas sensoriais permite uma regulação refinada da atividade laríngea em suas diversas funções. A estrutura das pregas vocais é organizada em camadas com propriedades estruturais e mecânicas diferentes, sendo mais maleáveis na superfície e tornando-se cada vez mais rígidas em direção ao músculo vocal. Esta organização é essencial para a vibração adequada da prega vocal.
Através da voz podemos nos comunicar e expressar nossas ideias, pensamentos, sentimentos e emoções, logo, é muito utilizada como ferramenta de trabalho devido a essas