Voz normal e voz disfônica
Resumo do Livro por:SofiaeCarol Autor : Mara Behlau
Conceito de Voz Normal e classificação das Disfonias
Ainda não existe uma classificação formal de voz normal, por falta de padrões ou limites definidos, e, portanto, o conceito mais correto é o de voz adaptada, ou seja, em que a pessoa demonstra estabilidade e resistência ao uso específico, laborativo e/ou social, que habitualmente faz da voz.
Quando existe uma harmonia muscular, obtermos um som, denominado pelos ouvintes, como uma voz de boa qualidade.
No entanto, quando a harmonia e o conforto são desrespeitados, podemos dizer que existe uma disfonia.
Padrões Gerais de Normalidade Vocal:
Qualidade vocal agradável : presença de certa qualidade musical, ausência de ruido ou atonalidade.
Frequencia adequada : frequência apropriada ao sexo e idade do falante.
Intensidade apropriada : não deve ser fraca, que não seja ouvida em condições de fala, nem forte demais chamando a atenção sobre ela.
Flexibilidade adequada : uso de variações em frequência e intensidade, que colaboram com que o indivíduo expresse seus sentimentos.
O autor sugere o termo voz adaptada , em todas as situações nas quais a produção vocal é de qualidade aceitavel socialmente, não inteferindo na inteligibilidade de fala, permitindo desenvolvimento profissional do indivíduo, apresentandofrenquencia, intensidade, modulação e projeção apropriados para o sexo e idade do falante, e que consigua trnsmitir a mensagem emocional do discurso.
DISFONIA : distúrbio de comunicação oral representada por toda e qualquer dificuldade ou alteração na emissão vocal que impede a produção da voz natural.
Pode se manisfestar como: desvio na qualidade vocal, esforço para falar, fadiga vocal, perda de potência da voz, falta de folume, diminuição da eficiência vocal, rouquidão, aspereza, soprosidade.
Classificação das disfonias
classificação por tempo de sintoma : AGUDA e CRÔNICA, são