Energia do sol
DE
FÍSICA
Aluno: Adrialdo Rocha dos Santos Júnior N° 46
Prof.: Lincoln Série: 3° ano Turma: F (Tarde)
INTRODUÇÃO
Na atualidade, grandes esforços estão sendo realizados, para encontrar novas alternativas para a geração de energia sustentável. Isto se dá, por conta do desenvolvimento tecnológico e crescimento populacional, que demanda uma grande necessidade de energia, pois, no decorrer dos anos esta pode se esgotar. O trabalho a ser apresentado, tenta explicar de forma simples, objetiva e intuitiva o funcionamento da energia solar, e suas características.
A energia solar é aquela energia obtida pela luz do Sol, pode ser captada com painéis solares e é uma fonte de energia renovável. Sua criação se deu para atender as comunidades isoladas, secas e ensolaradas, mas está se inserindo nos grandes centros urbanos, sendo na forma de geração distribuída ou conectados às redes de distribuição pelas fontes energéticas já existentes. A radiação solar trazida para a Terra leva energia equivalente a milhares de vezes a quantidade de energia consumida pela humanidade. Energia solar é basicamente, qualquer tipo de captação de energia luminosa e/ou energia térmica proveniente do sol que serão transformadas em alguma forma de energia utilizável pelo homem. Seja para o aquecimento da água ou produção de energia elétrica, térmica ou mecânica.
Para gerar energia elétrica a partir do sol, o raio solar é transformado em eletricidade em uma célula fotovoltaica, fabricada com materiais chamados de semicondutores. O mais utilizado é o silício. A luz solar é pura energia, composta de pequenos elementos denominados fótons. Quando os fótons atingem a célula fotovoltaica, parte deles é absorvida. Esses fótons despertam os elétrons do material semicondutor, gerando assim eletricidade. Quanto a maior a intensidade da luz solar, maior o fluxo de eletricidade.
Para a eletricidade produzida chegar à residência, as células solares captam a radiação do sol e