NOAM Chomsky
Noam Chomsky nasceu no dia 07 de dezembro de 1928 na Filadélfia, nasceu em uma família judaica. É professor de Linguística no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), filósofo, ativista, autor e analista político estadunidense. Chomsky estudou dos 2 aos 12 anos em um colégio inspirados nas ideias de John Dewey ( 1859- 1952) onde o ensino era diferenciado pelos seus métodos inovadores que estimulava a criatividade e a reflexão. Sofreu ao mudar para uma escola tradicional. É opositor ao sistema capitalista, porém não adere ao socialismo, pois acredita que também ocorre violência.
Avram Noam Chomsky é o ser humano mais citado do mundo, com mais de quatro mil citações em trabalhos.
Chomsky colocou em “terra” a superioridade de uma língua sobre a outra. A linguagem sendo originada do latim e do grego impondo assim a sua universalização. A imposição da gramática normativa é uma forma de exclusão o “falar certo” é acessível somente às classes superiores, aos que tem melhor ensino. Ele valoriza a fala de cada indivíduo, pois cada povo, cada tribo, cada grupo social, traz dentro de si seu próprio vocabulário, que está no seu DNA, e esses precisam ser estudados. Ele descobriu que só entendemos melhor o que lemos quando o vocabulário é nosso. E a partir desse pensamento ele revolucionou a gramática, questionando a norma considerada “padrão”, pelo de fato de se pensar que existe apenas uma “língua” em um único país, ou seja, uma única forma de falar, mas ele crê que não, pois existem variações na língua e adaptações para um melhor diálogo.
Chomsky nunca foi marxista, muito menos leninista. Para ele, os pensadores marxistas não lhe soavam profundos, mas confusos. A clareza e a simplicidade lhe parecem marcas essenciais das grandes ideias.
Para ele, capitalismo é um mercantilismo corporativo, controlado por empresas ajustadas com governos, que sempre intervêm a favor do capital, apesar da fantasia do livre mercado (inexistente, diz