Resumo de gramática generativa de noam chomsky
Para Noam Chomsky, estudar a linguagem éé estudar um aspecto particular das faculdades mentais humanas (pois sóó háá linguagem na espéécie humana). E este aspecto em particular ao qual o texto se refere éé a Faculdade da Linguagem.
A Faculdade da Linguagem nãão éé um sistema homogêêneo, pelo contráário, depende de uma complexa interaççãão de váários sistemas e móódulos autôônomos.
A Faculdade da Linguagem tem como componente fundamental um sistema mental, de natureza computacional que gera representaççõões mentais pela aplicaççãão de um conjunto de regras e princíípios sobre uma certa sequêência de síímbolos (que acredito, seja a fala que o indivííduo ouve e a decodifica) pertencentes a um vocabuláário. Este sistema computacional éé chamado de gramáática a varia de acordo com a competêência do indivííduo: no bebêê seráá chamado de Gramáática Universal (comentáário + ou - : pq ele ainda nãão tem o domíínio da lííngua, pelo contráário, estáá vazio e tem todo o universo de linguagens àà sua disposiççãão atéé que se especialize em uma). Se for adulto, esse sistema seráá chamado de Gramáática Particular (por motivos óóbvios néé...)
Competêência: Conhecimento mental puro de uma lííngua, por parte do falante, sua Gramáática Interiorizada, particular.
Performance (ou desempenho): Uso concreto da linguagem em uma situaççãão de fala concreta, no quotidiano. Num sentido mais restrito, pode se referir aos mecanismos psicolóógicos de percepççãão e processamento de linguagem que facilitam o funcionamento da gramáática interiorizada. Este mecanismo funciona como um analisador, capaz de interpretar a cadeia (de fonemas) falada linear.
Quanto àà questãão da áárea fíísica do sistema mental (o céérebro em si, conexõões neuronais, etc), a investigaççãão estáá muito prematura ainda, e depende de futuros esforçços interdisciplinares (medicina, neurociêências, neurologia, etc)..
Mente: conjunto de propriedades