Disfonias
O nome mais correto para rouquidão é disfonia. A disfonia é um distúrbio de comunicação caracterizado pela dificuldade na emissão vocal, apresentando um impedimento na produção natural da voz. Esse impedimento pode estar relacionado com a altura, a intensidade e/ou a qualidade da voz. Pode ser ocasionada por uma disfunção orgânica, abuso vocal ou uso incorreto da voz, alterações psicoemocionais ou também por falta de higiene vocal. A ausência total da voz recebe o nome da afonia.
A disfonia é divida em:
1. DISFONIAS FUNCIONAIS
2. DISFONIAS ORGÂNICO-FUNCIONAIS
3. DISFONIAS ORGÂNICAS
1. DISFONIAS FUNCIONAIS
São aquelas que não apresentam nenhuma alteração visível nas pregas vocais, elas são decorrentes do mal uso ou do abuso da voz. Existem 3 fatores que podem vir a desencadear uma disfonia funcional: Uso incorreto da voz, inadaptações Vocais e Alterações Psicoemocionais.
2. DISFONIAS ORGÂNICO-FUNCIONAIS
São, em geral, iniciadas com uma disfonia funcional mas tem seu diagnóstico tardio evoluindo com lesão secundária nas pregas vocais. Por exemplo, um nódulo vocal (“calo”).
O diagnóstico deve ser feito por um médico otorrinolaringologista e, após o exame físico podem ser necessários outros exames para avaliar as cordas.
Nos casos funcionais, o principal tratamento é com fonoterapia. Nos casos de disfonia orgânica o tratamento pode ser fonoterapia e/ou cirurgia.
3. DISFONIAS ORGÂNICAS
São aquelas que apresentam uma alteração anatômica nas pregas vocais.
As lesões orgânicas, incluindo-se as primárias e as secundárias, podem ser subdividas em 7 subgrupos principais:
1- Lesões