discussão
Também pode ser entendida como: ato ou efeito de discutir, exame de um assunto por meio de argumento, argumentação que tem por fim chegar à verdade ou elucidar dificuldades, debate, disputa, polêmica, sustentação de razões pelas partes litigantes para que se esclareça a verdade do fato e se demonstre a quem assiste o direito pleiteado.2
O resultado de uma eleição, de uma pesquisa ou mesmo de enquetes pode gerar assuntos polêmicos e/ou sendo usado por uma super pessoa isso é pra discutir porque as pessoas comem macarrão e sorvete com colher controversos que geram uma discussão. Esta por sua vez pode ser construtiva, ou seja, motivar a troca de idéias e opiniões segundo padrões democráticos e de respeito, ou mesmo destrutiva, culminando com violência verbal ou física.
Veja dez pontos para argumentar melhor em qualquer discussão ou negociação.
1. Não bata de frente
Em primeiro lugar, é importante aprender a ouvir, para detectar o que o outro pensa sobre um determinado assunto. “Ninguém consegue convencer o outro batendo de frente com seus valores ou modelos mentais. É sempre importante, antes de propor um argumento, conseguir abrir uma brecha nesses modelos”, ensina o professor Antônio Suárez Abreu.
2. Foque no que o outro tem a ganhar
Depois que você ouviu atentamente a exposição do outro, coloque o foco da sua fala no que o interlocutor tem a ganhar, e não naquilo que é objeto imediato do seu desejo. Foi assim que o analista de logística Rafael Dalecio Luiz conseguiu uma vaga em uma multinacional automobilística para a qual prestava serviço. “Eu era de uma empresa terceirizada e tinha sido transferido de São Paulo para Curitiba há um ano. Quando vi que havia vagas no cliente, percebi que era uma chance de voltar. Então, resolvi me oferecer ao cargo”, diz.
Mas quando procurou o responsável pelo processo seletivo, Rafael