12345678911
'A prostituta respeitosa' conta um caso de Lizzie que é uma prostituta branca .Numa viagem de trem testemunha o assassinato de um negro cometido por um branco (Thomas), sobrinho do senador Clark.Fred é filho do senador,ele é um dos seus cliente e nessa parte do texto dar para perceber que ela acaba se apaixonando por ele,o mesmo também quer "comprar "o depoimento de Lizze a favor do seu primo.A partir daí, a família deste vai fazer de tudo para comprar seu falso testemunho.O senador usa o argumento que a maãe de Thomas é uma velhinha de cabelos brancos que vai sofrer muito se seu filho Thomas for declarado culpado da morte do negro,ele quer mostrar para ela que um negro é inutil que não importa se o branco matou o negro sempre vai ser culpado.Já o negro ultiliza do argumento que ele não é o culpado e ela sabe disso ! Podemos perceber que até o proprio negro considera o branco como superior porque quando lizza manda ele atirar logo no começo há uma certa resistência do negro.O objetivo de mostrar a segregação racial nos Estados Unidos, A Prostituta Respeitosa é escrito de uma maneira rápida, direta e objetiva.
"Texto do consagrado autor francês, expoente do Existencialismo, 'A prostituta respeitosa' conta um caso de segregação racial nos Estados Unidos na década de 40. Lizzie é uma prostituta branca que deixa Nova York para tentar vida nova numa cidade do sul. Na viagem de trem testemunha o assassinato de um negro cometido por um branco, sobrinho do ilustre senador Clark. A partir daí, a família deste vai fazer de tudo para comprar seu falso testemunho".
Este fragmento, extraído do release que me foi enviado, sintetiza o tema central da peça, ora em exibição no Centro Cultural da Justiça Federal. Silvio Guindane assina a direção do espetáculo, que tem elenco formado por Anita Terrana, Nill Marcondes, Daniel Marinho, Antonio Estevan, Iran Malfitano e Sergio Fonta.
Escrita em 1946 e baseada num fato real, a peça retrata