12345678911
CAPÍTULO 2 - ASPECTOS GERAIS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE
2.4.5 - CURVA “S”
Com o passar do tempo as empresas envolvidas em gerenciamento de projetos observaram que a evolução da execução dos serviços não se dava de forma linear e sim conforme uma Curva de Gauss. Assim, essa evolução apresentava as seguintes fases: Início Lento – devido a estar numa fase de reconhecimento do projeto e suas necessidades, pelos executores, assim como pelos poucos recursos envolvidos e a baixa sinergia entre o pessoal envolvido. Fase de Crescimento Rápido – devido ao quase total conhecimento das etapas do projeto e suas necessidades pelo maior emprego dos recursos e a alta sinergia entre o pessoal envolvido. Fase de Término Lenta – devida à utilização de poucos recursos (muitos já desmobilizados), à ausência ou o não cumprimento das listas de verificação (check-lists) de encerramento e ao natural desgaste mútuo entre o pessoal envolvido. Graficamente, num sistema de coordenadas, a evolução apresenta a forma de um “S” alongado, conforme ilustra a figura 2.8.
Fig. 2.8 - Curva “S”
Em projetos que envolvam Engenharia, Suprimentos, Construção e Montagem, cada uma dessas atividades apresenta uma curva “S” distinta, porém deverão ser analisadas conjuntamente para que uma atividade não atrase ou comprometa a subseqüente. A figura 2.9 apresenta um exemplo de curvas ideais para um projeto desse tipo.
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS COM O MICROSOFT PROJECT 2003 45
CAPÍTULO 2 - ASPECTOS GERAIS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE
1 2 3
Curva ideal para engenharia e desenho - % do total de homens-hora; Curva ideal para compra do material e equipamento – % do valor total em homens-hora de serviço de compras; Curva ideal para construção – % do total de homens-hora.
Fig. 2.9 - Curvas “S” para engenharia, suprimentos e construção
Obviamente, o ideal é cada empresa realizar estudos de tempos e métodos e montar as próprias curvas “S”. Porém, na