Microbiologia
1.1 INTRODUÇÃO
Os microrganismos são encontrados em praticamente todos os ambientes naturais. Nestas condições, encontramo-los em populações mistas e para podermos estudá-los no laboratório individualmente é necessário formamos culturas puras (VERMELHO et al, 2006). Uma cultura pura consiste no crescimento, em meio nutritivo adequado, de um conjunto de células idênticas que pertencem a uma única espécie de microrganismos. Por outro lado, para que possamos estudar um microrganismo em cultura pura, necessitamos de materiais e equipamentos especiais no laboratório e também de utilizar técnicas específicas, que envolvem, sobretudo, esterilização e assepsia (VERMELHO et al, 2006).
1.2 OBJETIVOS
Ter conhecimento das normas de segurança do laboratório e das noções básicas de esterilização e assepsia. Desenvolver habilidade de manipular os materiais e equipamentos que serão manuseados no estudo da microbiologia, além de compreender a utilização de cada um.
1.3 MÉTODOS
De início, foram apresentados os materiais de laboratório e sua utilização, como a placa de Petri, o tubo de ensaio, o Erlenmeyer, a micropipeta automática com sua ponteira, a alça de Drigalsky, o swab, o bico de Bunsen, a lâmina e lamínula e as diferentes pinças e espátulas.
Além da apresentação, foi explanado sobre como seria as aulas no laboratório e a importância dessas aulas nas demais áreas, como também foi realizado uma demonstração das manobras de segurança, esterilização e assepsia. Logo após foi possível treinar essas manobras.
1.3.1 As normas de segurança do laboratório
É determinado no laboratório o uso obrigatório de jaleco com manga comprida, sapato, baixo e fechado, calça comprida, todos na cor branca, tendo que prender os cabelos na touca e estar sempre calçados por luvas. Não é permitido o uso de brincos e semelhantes. Os cuidados para evitar a contaminação nas aulas práticas incluem deixar a bancada de trabalho