Microbiologia
ISOLAMENTO DE BACTÉRIAS DA MICROBIOTA HUMANA
INTRODUÇÃO: Existem milhões de microrganismos que atuam no organismo humano , são eles maléficos ou benéficos , os que atuam beneficiando são chamados de microbiota normal , que desempenham funções importantes na saúde e na doença.
A microbiota normal desenvolve em fases de sucessões, desde o nascimento até as diversas fase da vida , resultando em comunidades bacterianas, pois o ser humano nasce sem microrganismos. A microbiota normal humana sobrevive adapta-se em diversas partes do ser humano , que estão relacionados a temperatura , ph, água e oxigenação.
Existem microrganismos mutualistas que protegem o hospedeiro , contribuem para o desenvolvimento do sistema imunológico , produzem nutrientes importantes. Porém também existem as oportunistas , que causam doenças nos indivíduos
A microbiota normal ajuda no mecanismo de defesa do ser humano , contudo ela pode também conter um reservatório de bactérias potencialmente patogênicas , muitas da microbiota normal podem agir como oportunistas quando o sistema imunológico estiver baixo , elas invadem os tecidos do hospedeiro causando doenças muito graves.
Objetivos: Constar a presença e isolar os microrganismos na microbiota normal nas diversas parte do corpo humano Procedimentos: Coletou- se material do corpo humano , da mucosa oral , da pele , e dividiu a placa de Petri em dois setores , anotando no fundo da placa as amostras coletadas . Fechar as placas em 37 graus por 24hrs
Resultado : Podemos observar a presença de estafilococos, diplococos, estreptococos, tétrades.
Nos resultados observados , fizemos amostras de duas regiões do corpo humano , a unha e o braço , nesta coleta constaram-se uma maior presença de colônias de bactérias na unha do que no braço , a primeira apresentando uma quantidade diversificada de tamanhos e cores e a segunda mais esbranquiçada .
Uma das colônias originada da unha ,