sistema excretor
EXCREÇÃO E
SISTEMA EXCRETOR
I - EXCREÇÃO
Função fisiológica vital em que o organismo elimina substâncias tóxicas produzidas como produto final do metabolismo celular (excretas).
Obs.: Principais excretas nitrogenados
Amônia
Uréia
Muito tóxico e muito solúvel
Menos tóxico que amônia e menos solúvel
Ácido úrico
Pouco tóxico e pouco solúvel
II – SISTEMA EXCRETOR HUMANO
Composto por:
Rins
Vias urinárias:
Ureteres
Bexiga
Uretra
III - RINS
Órgãos responsáveis pela filtração do sangue e formação da urina.
Cada rim é formado de tecido conjuntivo, que sustenta e dá forma ao órgão, e por milhares ou milhões de unidades filtradoras, os néfrons, localizados na região renal.
Néfrons: O néfron é uma longa estrutura tubular microscópica responsável pela filtração do sangue e remoção das excreções.
IV - Estrutura renal
IV - NÉFRON
V - Mecanismo de formação da urina
A formação da urina inicia-se no glomérulo, onde cerca de 20% do plasma, que entra no rim através da artéria renal, são filtrados
(filtração glomerular).
Após sua formação, o filtrado glomerular caminha pelos túbulos renais e sua composição e volume vão sendo modificados através da reabsorção e secreção tubular existentes ao longo do néfron.
Etapas da formação da urina:
Filtração glomerular.
Reabsorção tubular.
Secreção tubular.
Filtração glomerular:
O sangue arterial é conduzido sob alta pressão nos capilares do glomérulo. Essa pressão tem intensidade suficiente para que parte do plasma passe para a cápsula glomerular ou de Bowman.
Essas substâncias extravasadas para a cápsula glomerular ou de Bowman constituem o filtrado glomerular, que é semelhante, em composição química, ao plasma sanguíneo, com a diferença de que não possui proteínas, incapazes de atravessar os capilares glomerulares.
Durante o