discurso do metodo
Os dois princípios fundamentais da metafísica :O Cogito e a existência de Deus. 1. A dúvida metódica .
Para sair da incerteza em que fora lançado pela diversidade de opiniões e costumes, Descartes decide rejeitar como absolutamente falso tudo aquilo em que pudesse imaginar a mínima dúvida, a fim de verificar se havia alguma coisa que fosse totalmente indubitável.Portanto, Descartes não pretendia duvidar de tudo , mas apenas tentar duvidar do quanto mais fosse possível, para poder com mais segurança alcançar a verdade.
2 . A primeira verdade indubitável. O Cogito Ergo Sum.
Observando que esta verdade: Eu Penso, Logo Existo era de tal modo firme e segura ,que todas as demais suposições extravagantes dos céticos não eram capazes de sacudi-las , julguei que podia acolhê-la sem escrúpulo como o princípio da filosofia que eu buscava. ( PP. 60-63 ).
3 . A essência do homem está no pensamento .
De modo que este eu, quer dizer a alma , pela qual eu sou o que sou , é totalmente distinta do corpo e,antes, é mais fácil de se conhecer do que este, e até se este não existisse , não deixaria de ser tudo aquilo que é. (PP. 63-64).
4.O critério da verdade .
Clareza e Distinção. Obtidos esses resultados sensacionais, Descartes passa a considerar o que é necessário para uma proposição se verdadeira e certa
5. Demonstração da existência de Deus
Descartes , demonstra a existência de Deus. Prova-a de quatro modos:
- Pelo fato de que temos a idéia de perfeito e não podemos ser nós a causa dessa idéia .( PP – 68-69).
- Pelo fato de que eu não dou a mim mesmo a minha existência.(PP. 70-71).
- Pela idéia de perfeito.(p.72).
- Pela consequências desastrosas que a negação da existência de Deus implica, ou seja, pelo fato de que neste caso qualquer certeza torna-se impossível . NOTA – O CÍRCULO VICIOSO. Descartes, primeiro demonstra a existência de Deus , utilizando-se da regra da clareza e distinção; após diz que o valor