Discurso do método
CURSO: ENGENHARIA AGRONÔMICA
AURÉLIO ALEXANDRE O. GOMES
ISADORA FONTENELLE
FICHAMENTO DO LIVRO DISCURSO DO MÉTODO - RENÉ DESCARTES
São Luís
2013
RESUMO:
O livro Discurso do Método – René Descartes é dividido em partes, nessas partes o autor redige um guia para conduzir o pensamento humano, onde o mesmo faz exposição do método que ele desenvolveu e suas principais regras, relatando suas experiências e procurando mostrar os motivos que o levaram a buscar novos rumos para seu conhecimento, sempre tomando por base a razão. No livro o autor expressa suas considerações sobre a ciência em geral, com ressaltos a respeito do bom senso, tipo como discernir o verdadeiro do falso. A principal preocupação é a de estabelecer conceitos sobre espírito, isto é, que ele não é melhor do que ninguém para impor seu próprio método, e sim de que apenas está propondo uma forma eficaz de adquirir e propagar conhecimento. Para isso ele se desliga de tudo o que se mostra como erro ou como uma certeza para poder ir à busca da verdade e também para provar a existência de Deus, nessa parte expõe seu conceito de metafísica envolvendo considerações a respeito da ciência, chegando à conclusão da alma ao examinar o pensar e a existência de Deus ao examinar a perfeição. Durante sua obra ele nos mostra os caminhos que ele utilizou para formular seu método, e uma de suas regras é nunca aceitar algo como verdadeiro sem antes verificar sua procedência.
Palavras-chave: Descartes. Método. Conhecimento. Razão. Busca da Verdade.
CITAÇÕES:
“(...) o poder de bem julgar e de distinguir o verdadeiro do falso, que é propriamente se denomina bom senso ou razão (...).” (pag. 05).
“(...) E não conheço outras qualidades alem destas, que sirvam para a perfeição do espírito; pois, quanto a razão ou senso, visto que é a única coisa