DISCRIMINAÇÃO DE GENERO NA CONTRATAÇÃO – QUESTÃO MÉDICA DO TRABALHO
PORTAL F – CURSOS & EVENTOS
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO “LATU SENSU” MEDICINA DO TRABALHO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ANTONIO NELBI FERNANDES
DISCRIMINAÇÃO DE GENERO NA CONTRATAÇÃO – QUESTÃO MÉDICA DO TRABALHO
JOÃO PESSOA – PB
2014
ANTONIO NELBI FERNANDES
DISCRIMINAÇÃO DE GENERO NA CONTRATAÇÃO – QUESTÃO MÉDICA DO TRABALHO
Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção de título de especialista no Curso de Pós-Graduação em Medicina do Trabalho.
JOÃO PESSOA – PB
2014
Dedico este trabalho a meus pais, que depositaram todo seu amor, paciência, compreensão e otimismo, sentimentos tais que na verdade não se diz, não se mensura, apenas se sente. A minha conquista pertence também a vocês, Mãe e Pai (in memorian).
RESUMO
A discriminação de gênero é o tema central desse estudo, sobretudo quando se aborda o gênero feminino, o que fez-se referência a alguns conceitos basilares como o preconceito, a discriminação e suas modalidades, o princípio da igualdade e da isonomia. Após as devidas denominações analisou-se a posição que a mulher ocupa numa perspectiva histórica. Asseverou-se as importantes conquistas que o gênero feminino teve com o avançar dos anos, tendo como ponto de partida a Revolução Industrial com o ingresso da mão-de-obra feminina no trabalho e as jornadas triplas, extenuantes, com baixos salários, além da sobrecarga doméstica. Ante este quadro histórico, Leis foram editadas com o intuito de proteger o trabalho feminino bem como as suas peculiaridades, como a maternidade, sem deixar de perceber que o trabalho masculino tem que ser preservado, pois fora diminuído com o advento da concorrência do trabalho feminino. Verificou-se que com a edição das Normas legais destinadas á proteção do trabalho da mulher