O denominado grupo BRICS
As cinco nações, que pertencem também ao G20, tem em comum uma grande população, grandes extensões de território, uma elevada quantidade de recursos naturais e uma forte presença na economia internacional, com crescimentos importantes de seu PIB, que os faz especialmente atrativos como destinos de inversão. Esses cinco países reúnem os 43 por cento da população mundial e acumulam os 25 da riqueza, gerando os 56 por cento do crescimento econômico registrado no mundo nos últimos anos. O comércio entre os países do grupo cresce a um ritmo dos 28 por cento anual.
Estamos assistindo ao surgimento de um bloco econômico e político de primeira ordem e, que estão começando a questionar a atual ordem mundial com um deslocamento dos poderes mundiais tradicionais, ou seja, estão se movendo para a Europa e os Estados Unidos
Historia:
O término BRIC surge no ano de 2001 por Goldman Sachs para fazer referencia a aquelas economias emergentes, que previsivelmente marcariam o futuro econômico e político do século XXI.
Sua primeira reunião surge no ano de 2006, com a presença da presidência do Brasil, Russia, India e China. Sua criação busca refletir a tendência até um mundo multipolar nas relações internacionais, que se caracteriza pela crescente interdependência econômica global. A partir de 2010 a África do Sul foi convidada para formar parte do grupo o qual passaria a ser chamado de BRICS ( Brazil, Russia, India, China, South Africa.
Os BRICS, opinam que as instituições que regem a ordem mundial, o BM (Banco Mundial), o FMI ( Fundo Monetário Internacional) os quais surgiram dos acordos de Bretto Woods, são organismos que defendem exclusivamente os interesses econômicos internacionais, buscam novas formas que refletem a nova realidade internacional.
O BRICS promovem uma estrita observação do direito