Cultura organizacional
A diversidade é um tema estratégico para o Grupo Santander Brasil. Por isso, ela está inserida, de modo transversal, no modelo de gestão que construímos, juntos, na integração dos bancos Real e Santander, em 2009.
Acreditamos que quanto mais diversos formos, mais seremos capazes de gerar idéias inovadoras, que nos permitam avançar na inserção da sustentabilidade nos negócios.
A diversidade gera um ciclo virtuoso, que possibilita entender melhor o mercado, as aspirações e as necessidades de nossos clientes. E, assim, desenvolver produtos e serviços primorosos e estabelecer relações duradouras com as pessoas.
A premissa que adotamos é que diversos somos todos. Quando falamos em diversidade, não estamos nos referindo apenas às chamadas minorias. Adotamos, como princípio, os direitos humanos de igualdade de oportunidades e não discriminação. Além disso, temos uma postura inclusiva, com ações afirmativas para transformar a realidade.
Acreditamos na mudança de dentro para fora como uma força capaz de extrapolar nossas paredes, influenciando o mercado e a sociedade. Nesse sentido, abordamos o tema de maneira educativa, inserindo-o em nossos programas de integração de novos funcionários, cursos e treinamentos para funcionários e lideranças.
Outro enfoque é o aprimoramento dos mecanismos de gestão, incluindo grupos de diálogo internos, um Comitê de Diversidade, formado por profissionais das diferentes áreas do Grupo Santander Brasil, e indicadores por meio dos quais monitoramos nossa evolução. Temos, ainda, uma equipe dedicada ao tema, na Diretoria de Recursos Humanos.
Conheça melhor algumas dessas iniciativas:
[pic] Grupos de diálogo: Relações de Gênero, Relações Raciais, Diversidade Etária, Pessoas com Deficiência e Diversidade Sexual.
Grupo de diálogo Uma das ações para engajamento de nossas equipes na construção de um ambiente mais diverso e inclusivo são os chamados grupos de diálogo, que abordam temas específicos: