Homoafetividade: breves considerações
BREVES CONSIDERAÇÕES
Pedro A. C. Giaretton1
Resumo: Este artigo aborda como a problemática de gênero se apresenta em grupos que defendem a igualdade e a não-discriminação sexual, um assunto muito polêmico e cada vez mais falado na mídia e na sociedade, possuindo ligação com ciência, religião, códigos e leis.
Palavras-chave: Homossexualidade. Discriminação. União Estável. Homoafetividade.
Direitos.
Abstract: This article discusses how the issue of gender is presented in groups that advocate equality and non-sexism, a very controversial and increasingly talking in the media and society, having connection with science, religion, laws and codes.
Keywords: Homossexuality. Discrimination. Stable Union. Homoaffectivity. Rights.
1. INTRODUÇÃO
É de conhecimento de todos que a homossexualidade sempre foi vista como uma anormalidade frente à sociedade, como algo que era “fruto das trevas”. De tempos para cá, essa má visão foi perdendo as forças e, hoje, já é aceita pela maioria das pessoas como algo extremamente normal. Todavia, infelizmente, ainda há um razoável percen-
1
Acadêmico do 1º período do curso de Direito da Universidade Comunitária da Região de Chapecó.
tual da população que possui uma intensa fobia em relação àqueles que possuem tal
“doença”.
Este artigo diz respeito à homossexualidade e como ela é tratada hoje em dia.
Procuraremos ressaltar os principais pontos como o conceito, inclusão social, ciência, religião e o reconhecimento perante a lei.
2. ETIMOLOGIA E CONCEITO
Na antiguidade, utilizava-se as palavras homofilia e homoerostismo para designar as pessoas que sentiam atração sexual por indivíduos do mesmo sexo. Homofilia é uma palavra constituída por duas partes: homo (igual ou mesmo) e filia (amor, amizade), significando amizade ou afeição entre pessoas do mesmo sexo. Homoerostismo: homo (mesmo) e erostismo (atração sensual) significando práticas sexuais entre pessoas
do