mitologia nordica
Na mitologia nórdica, o deus LOKI era conhecido por suas trapalhadas, e por dar origem a criaturas bizarras e é também uma das figuras mais complexas de toda mitologia nórdica.
Loki era filho de Fárbauti com a Laufey, ambos eram gigantes de gelo, e ao contrário de que algumas versões dizem Loki não era irmão de Thor, e filho de Odin. Ele virá a ser irmão de sangue de Odin mais tarde, quando os dois fazem o pacto de sangue.
Loki é muitas vezes citado como deus do fogo, mas não há fontes que comprovam isto. Acreditasse que este equívoco tenha sido originado pela proximidade de seu nome com a palavra Loge, que quer dizer fogo.
Loki é mestre em aprontar confusões, e devido a isto recebe inúmeros, adjetivos como "Caluniador dos deuses", ou "Pai das mentiras" ou ainda de "Desgraça dos deuses e homens". Devido a este incrível currículo, mais tarde ele virá a ser aprisionado pelos Aesir, e como castigo, sobre sua cabeça estará a serpente mais venosa, que ficará a derramar seu veneno sobre o deus. O veneno era aparado por sua esposa Singy, mas vez por outra ela precisa deixá-lo para esvaziar o recipiente, e assim o veneno cai sobre Loki, que gemendo de dor provocaria terremotos. Então toda vez que a terra tremia dizia-se que era a dor de Loki. Ele permanecerá neste castigo até o Ragnarok, onde se libertará e liderará os gigantes contra os Aesir.
Loki é descrito como sendo um rapaz belo, charmoso, de olhos claros, galante de maneira que encantava e enganava a todos, facilmente seduzindo as mulheres.
Há ele estão associados à constelação do Cão Maior, chamada de Lokabrenna (ou tocha de Loki) e a runa Bjarkan.