IRRADIAÇÃO EM VEGETAIS
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais – CTRN
Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola
Graduação de Engenharia de Alimentos
IRRADIAÇÃO EM VEGETAIS
Campina Grande, 22/05/2012.
INTRODUÇÃO
As pessoas procuram constantemente maneiras eficazes para cuidarem melhor de seus alimentos e para isso utilizam métodos de preservação, com o fim de controlar sua deterioração, a transmissão de doenças e infestação de insetos. Com o passar do tempo, as técnicas para preservação de alimentos foram se desenvolvendo com o aumento do conhecimento cientifico, atualmente encontramos os métodos de: congelamento, secagem, armazenamento em atmosfera modificada, adição de aditivos, etc. A irradiação é um excelente método de conservação e pode ser utilizado tanto para conservação como também reforçar a ação de outros processos aplicados com a mesma finalidade. Sobre o ponto de vista técnico, esse método satisfaz plenamente o objetivo de proporcionar aos alimentos, estabilidade nutritiva, condições de sanidade e de mais longo período de armazenamento.
IRRADIAÇÃO EM VEGETAIS
Irradiação
A irradiação de alimentos é um tratamento que consiste em submeter os alimentos, já embalados ou a granel, a uma quantidade minuciosamente controlada de radiação ionizante, por um tempo prefixado e com objetivos bem determinados.
O objetivo é aumentar a vida útil (shelf life) de produtos alimentícios para auxiliar em processos de distribuição e comercialização.
Este processo é importante nos dias atuais, pois de acordo com a dose de aplicação, ela pode duplicar ou triplicar o tempo de estocagem de produtos alimentícios, permitindo seu transporte por longas distâncias. O tratamento por irradiação pode ser aplicado para inibir brotamento (para bulbos e tubérculos), retardar a maturação e senescência, ou seja, envelhecimento (frutas e legumes), redução de carga