Discipulos pós moderno
CURSO DE TEOLOGIA
DISCÍPULOS PÓS-MODERNOS:
UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE DISCIPULADO PARA RECÉM-CONVERSOS INSERIDOS NO CONTEXTO DA ERA PÓS-MODERNA
EVANDRO ALVES MEDEIROS
ENGENHEIRO COELHO SP
2011
EVANDRO ALVES MEDEIROS
DISCÍPULOS PÓS-MODERNOS:
UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE DISCIPULADO PARA RECÉM-CONVERSOS INSERIDOS NO CONTEXTO DA ERA PÓS-MODERNA
Projeto apresentado em cumprimento parcial dos requisitos da disciplina de Metodologia de Pesquisa do Curso de Teologia da FAT, sob a orientação do Prof. Dr. Renato Stencel.
ENGENHEIRO COELHO SP
2011
SUMÁRIO
RESUMO 4 ABSTRACT 5 1. Introdução 6 2. Do Classicismo ao Pós-Modernismo 7 2.1 Era Clássica 7 2.2 Era Medieval 8 2.3 Era Moderna 8 2.4 Era Pós-Moderna 9 3. Características do Pós-Modernismo 11 4. A mensagem bíblica e o pós-modernismo 13 5. O que é conservação e discipulado? 18 6. O discipulado de novos membros influenciados pela cosmovisão pós-moderna 20 7. Conclusão 22 8. Referências Bibliográficas 23
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo refletir o conceito de tempo no texto de José Carlos Reis: “O tempo histórico como representação intelectual” e por meio da análise crítica ou reflexiva traçar relações com o tempo para as disciplinas de Filosofia, História Antiga e Introdução aos Estudos Históricos.
Desenvolvimento
O que é o “Tempo”?
Uma boa definição seria talvez considera-lo um paradoxo existencial pois, ao mesmo tempo que corre rapidamente, consumindo nossos dias como uma praga de gafanhotos atacando a lavoura, parece também caminhar em lentos passos durante o nosso processo de percepção da vida e suas indescritíveis belezas mas, uma coisa é certa: O tempo é de fundamental importância para a nossa existência.
Os primeiros homens a habitarem sobre a terra, faziam a contagem do tempo através de constante observação dos fenômenos naturais e é dai que recebemos as primeiras referências a respeito da