Neotomismo e serviço social
1749 palavras
7 páginas
RESUMO: O Serviço Social brasileiro sofreu várias influências de diversas correntes filosóficas, uma delas foi o tomismo. Essa corrente vem das ideias desenvolvidas por Santo Tomás de Aquino e são trazidas de forma renovada para o Brasil por meio de seus discípulos que buscavam retomar esses conceitos relacionando-os com a modernidade. Um dos maiores discípulos de Santo Tomás de Aquino foi Jacques Maritain que por sua vez abordava e estudava a obra de Tomás reformando suas ideias, formando assim os seus próprios discípulos. Alguns destes posteriormente vieram para o Brasil lecionar nas primeiras Escolas de Serviço Social e instituições que futuramente se transformaram em Faculdades de Serviço Social, algumas existentes até hoje. Estes homens sempre disseminaram os princípios tomistas-aristotélicos que afirmavam que o homem é um ser social e que ele tem necessidade de viver em sociedade, conceitos estes que estiveram presente na formação do Serviço Social brasileiro e alguns encontram-se até hoje presentes nas matérias ensinadas pelo curso.
Palavras- chaves: Neotomismo. Santo Tomás de Aquino. Serviço Social e tomismo.
INTRODUÇÃO Este artigo tem como objetivo relatar o nascimento do neotomismo no século XVIII e sua influencia nas novas ideias das primeiras décadas do século XX, em que sua retomada veio por meio do Papa Leão III trazendo para a doutrina da Igreja Católica a filosofia tomista, fortalecendo a ideia de Deus como a fonte de todos os seres. Buscado também relatar a influencia do novo tomismo no serviço social, em que teve sua gênese por conta da influencia da Igreja na formação dos assistentes sociais com seus princípios de ética, pessoa humana e conceito de sociedade.
1 NOVO TOMISMO NO SERVIÇO SOCIAL
O renascimento do tomismo, é a retomada da filosofia de São Tomás De Aquino , que tem seu inicio no século XIII, porem sua concretização ocorre no final do século XIX, marcando as primeiras décadas do século XX , com suas ideias de