TRABALHO DE FILOSOFIA
TRABALHO DE FILOSOFIA
Tema: Filósofos Pré-Socráticos
Professora: Marli
Nome: Gabriella Prado Bitencourt Nº: 07 3º A
Guaiçara-SP
2015
INTRODUÇÃO
O presente trabalho abordara o seguinte tema: Filósofos Pré-Socráticos, citando exemplos de alguns filósofos dessa época, com sua biografia, e seu modo de pensar. Os pré-socraticos, também chamados de naturalistas, No estudo da história da filosofia, os primeiros filósofos são chamados de pré-socráticos. Apesar de passar a ideia de que existiu antes de Sócrates, o termo pré-socrático indica uma tendência de pensamento, estando relacionada também com filósofos que viveram na mesma época de Sócrates e até mesmo depois dele. Costuma-se dividir a filosofia grega em três grandes períodos:
* período pré-socrático (sécs. VII e VI a.C); os filósofos das colônias gregas (Jônia e Magna Grécia iniciam o processo de desligamento entre a filosofia e o pensamento mítico.
* período socrático ou clássico (sécs. V e IV a.C.) o centro cultural passa a ser Atenas; desse período fazem parte Sócrates e seu discípulo Platão, que posteriormente foi mestre de Aristóteles; o pensamento organizado e sistemático de Platão e Aristóteles influenciará durante séculos a cultura ocidental; também os sofistas são deste período e foram duramente criticados por seus contemporâneos.
* período pós-socrático (sécs. III e II a.C.): caracteriza-se pela expansão macedônica sobre os territórios gregos e formação do império de Alexandre Magno, que se estende por regiões da Ásia e parte do norte da África; após a morte de Alexandre, inicia-se a época helenística, marcada pela influência oriental; as principais expressões filosóficas do período pós-socrático são o estoicismo e o epicurismo.
Pré- socráticos
São denominados pré-socrático, todo aquele filósofo que veio antes de Sócrates (Sócrates foi considerado o maior filósofo grego, bem como um marco na cultura helênica, assim