Disciplinar
ESTUDO DE CASO
TERESINA-PI 2012 ROSY FERNANDA SOUSA CRUZ
ESTUDO DE CASO (HIPERTENSÃO)
Estudo de Caso Apresentado à Disciplina de Saúde do Adulto na Faculdade Aliança sob, Supervisão da Professora Lilian Vilarinho, como pré-requisito necessário para obtenção parcial de nota.
TERESINA-PI 2012 SÚMARIO
INTRODUÇÃO Trata-se de uma abordagem metodológica de investigação especialmente adequada quando procuramos compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos, nos quais estão simultaneamente envolvidos diversos fatores. Yin (1994) afirma que esta abordagem se adapta à investigação em educação, quando o investigador é confrontado com situações complexas, de tal forma que dificulta a identificação das variáveis consideradas importantes, quando o investigador procura respostas para o “como?” e o “porquê?”, quando o investigador procura encontrar interações entre fatores relevantes próprios dessa entidade, quando o objetivo é descrever ou analisar o fenômeno, a que se acede diretamente, de uma forma profunda e global, e quando o investigador pretende apreender a dinâmica do fenômeno, do programa ou do processo. Assim, Yin (1994:13) define “estudo de caso” com base nas características do fenômeno em estudo e com base num conjunto de características associadas ao processo de recolha de dados e às estratégias de análise dos mesmos.
OBJETIVO
* Acompanhar uma paciente durante uma tarde, avaliar o seu estado físico, mental e psicológico, * Aplicar a SAE de forma a oferecer um cuidado integral e qualificado a paciente.