Disciplina de antropologia
Prof: Suzana Coutinho
Alunos do 4T Tiago Correa Nascimento Marcos Antônio
Trabalho da disciplina de antropologia
Na praça da Se em meio a um ambiente esquisito frequentado por drogados e prostitutas, um homem com bíblia crista faz um risco no chão em forma quadrado. Sem nenhum aparato tecnológico, microfone e altos falantes, faz o seu discurso gritando e andando de um lado para outro, gesticulando de forma veemente. As pessoas ao redor se aproximam, ficando em cima do perímetro do quadrado riscado no chão, alguns que ali estão parecem concordar com a mensagem. Pessoas de todo tipo se reúnem ao redor do pregador que aborda os mais diversos temas como dinheiro, poder e “salvação de almas
“. Também fala de profecias que proferiu e foram cumpridas.
Durante a pregação começa a falar de forma enrolada de maneira que ninguém compreende, isto ele chama de "falar em línguas", ele aponta para uma pessoa e lhe diz” — Deus não vai perder você para o diabo". A pessoa parece entender e faz um sinal de positivo com a cabeça. Diz várias outras coisas as pessoas como da parte de Deus. Quase todos levantam a mão e dizem aleluia" ou "gloria a Deus" como se tivessem confirmando a palavra do pregador. Em outro momento ele diz “Jesus está aqui você que não esta vendo Jesus está aqui...”.
Um fato curioso é uma história contada por ele. Que diz que certa vez em uma de suas reuniões de rua, uma mulher empresaria parou para ouvir e começou a chorar. Segundo o pregador Deus mandou falar que em 15 dias ela ganharia uma causa na justiça. Logo depois ela pegou o telefone dele e foi embora. Passados 10 dias a empresaria ligou convidando para almoçar em sua casa. Ao chegar na residência ela disse que ganhou a causa e em forma de gratidão estava dando um carro de presente. O pregador tirou uma chave do bolso e mostrou a todos.
O seu discurso é simples e com muitos erros gramaticais, mas