Avaliação discursiva Disciplina: Antropologia da Educação
Pedagogia 2008/2º Período
Disciplina: Antropologia da Educação
AVALIAÇÃO DISCURSIVA – REGIME DE DEPENDÊNCIA
ORIENTAÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO DISCURSIVA
AVALIAÇÃO DISCURSIVA
Rocha (1994, p. 7) assinala que etnocentrismo é uma visão de um mundo em que o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e de todos os outros valores, modelos e definições do que é a existência.
A partir do contexto acima e de seus conhecimentos, elabore um texto conclusivo, demonstrando seu posicionamento a respeito do Etnocentrismo.
Somos por natureza seres diferentes, cada um tem um DNA, uma personalidade, uma mania, um costume, uma cultura. Passamos nossa existência buscando meios para compreender o outro. Isso é um princípio da Etnologia.
Segundo Rocha, etnocentrismo é a visão de mundo tomando como centro nosso grupo, nossos valores, modelos e definições.
Já Marconi e Presotto (2001), enfatizam que etnocentrismo é a supervalorização de nossa cultura em detrimento com outras diferentes.
Na verdade, o etnocentrismo toma como referência nossa visão de mundo para compreender o outro que sendo diferente de nós, necessitamos de tal referência, ou seja, nossa própria bagagem cultural. E não sobrepomos nossa cultura sobre a do outro.
Já o preconceito busca sim sobrepor, supervalorizar determinados valores ou até mesmo centralizar determinada idéia como sendo aquela a correta e as outras erradas porque são diferentes. A partir dessa postura é que se materializa o preconceito.
Preconceito é uma postura ou idéia pré-estabelecida, justa ou injustamente diante de determinada situação, indivíduo ou cultura.
A linha que separa o preconceito do etnocentrismo é, portanto, muito tênue e em determinados momentos e sob determinados conceitos, ambos podem se confundir.