processo fundiçao
Projeto e especificação
A produção de peças fundidas começa com a seleção do processo de fundição, o detalhamento do projeto e a especificação dos materiais. Uma vez que todas essas etapas tenham sido vencidas, pode-se então partir para a fabricação de um lote de peças-teste, que se aprovado dará início a produção em larga escala.
Confeção de modelos e machos
Destas etapas de fabricação, compete ao setor de modelação confeccionar o modelo a partir do desenho da peça e de forma que atenda o melhor possível à etapa de moldação.
Tradicionalmente são utilizados para modelos e caixas de macho materiais como madeira (cedro, pinho e compensado, entre outros), metais (alumínio e aço, principalmente) e resinas do tipo epóxi (podem ser reforçadas com pó de alumínio, por ex.). Estes materiais diferem entre si quanto ao acabamento e a durabilidade que conferirão ao modelo.Normalmente os modelos utilizados são do tipo bipartidos que, em relação aos modelos inteiriços apresentam a vantagem de agilizar a moldação, já que o moldador não precisa se preocupar em acertar a posição do modelo com relação à linha divisória das caixas.Outra forma de classificar os modelos se refere ao fato deles serem individuais (modelos soltos com marcações de macho e tolerâncias, bipartidos ou não) ou placa-modelo,modelos montados em placa, onde são também fixados os canais de alimentação -sendo este último tipo utilizado principalmente na moldagem mecanizada.
Moldagem
A moldagem em areia pode ser manual, semi-automática ou automática. Pode-se, por exemplo, encher a caixa de moldagem e compactar a areia automaticamente.
Deve-se aplicar desmoldante ao modelo (talco, grafite) para facilitar sua retirada de dentro do molde.
Para retirada da peça é necessário