Bioquimica da digestao
Alunas: Iasmin Araújo, Daniella dos Anjos , Edeilza e Luana
Prof.ª Talita Portela Turma: 2°TND
Bioquímica da Digestão
Digestão é uma quebra química e mecânica dos alimentos em pequenas unidades que podem atravessar o epitélio intestinal . A manutenção do bom estado nutricional, necessita , obrigatoriamente , além de ser necessário que as quantidades sejam adequadas as necessidades do corpo naquele momento .
Cavidade oral
Digestão química – Saliva - Funções : Primeira barreira de proteção ; lubrificação do bolo alimentar ; digestão de carboidratos ; auxilio na limpeza dos dentes ; conserva a língua livre de partículas de alimentos . - Saliva Secretada pelas glândulas salivares e composta por 95% de agua , proteínas , enzimas , íons inorgânicos como : K + , Ca 2+ , HCo3 - , e etc .
- Esôfago - Digestão mecânica pela ação das contração peristálticas . - Estomago – Certa de 3,5 litros de alimentos , bebidas e saliva entram na região do fundo do estomago a cada dia . O estomago tem uma serie de tipos celulares que formam a mucosa gástrica que protege a parede do estomago do ataque das enzimas . O órgão fornece 3 funções básicas : armazenamentos , digestão , proteção .
- Suco gástrico – Fluido amarelo claro pálido , claro , com 0,2 – 0,5 % de HCI , 97 - 99% de agua , enzimas , proteínas e sais inorgânicos ; pH em torno de 1 a 2 .
- Intestino delgado – maior parte do sistema digestivo , podendo chegar a medir até 8 metros . Por esse motivos se dobra formando uma serie de pregas que aumentam de absorção dos nutrientes que chegam através dos alimentos digerido . Intestino grosso : Obsessão de agua e e presença de microbiota intestinal que realiza a fermentação do intestino delgado não conseguiu aproveitar e que produz vitamina K 2 .
-Glândulas acessórias
-Fígado: Produz a bile , substância que apesar de não