bioquimica
CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO
DISCIPLINA: BIOQUIMICA DOS ALIMENTOS
DIGESTÃO SALIVAR
Outubro/2013
Fortaleza, CE
DIGESTÃO SALIVAR
Relatório acadêmico apresentado à disciplina de Bioquímica dos Alimentos.
Fortaleza, CE
2013
INTRODUÇÃO
A digestão tem inicio na boca, onde há a mastigação, havendo a quebra e fragmentação do alimento em porções menores para que sejam deglutidas. Ao mesmo tempo em que o alimento é mastigado há a mistura com a secreção proveniente das glândulas salivares, a saliva.
A saliva contém diversas substâncias orgânicas e inorgânicas que desempenham diversos papéis no organismo, tais como: contribuir para a proteção e para a manutenção da integridade da mucosa, digestão de carboidratos e umidificação dos alimentos, proteção contra antígenos.
O objetivo desse procedimento é demonstrar a função digestiva da saliva sobre carboidratos e evidenciar fatores que podem inibir essa função digestiva.
PROCEDIMENTO
Para realizar a prática do dia 01 de outubro, no laboratório de bioquímica dos alimentos, foram usados os seguintes elementos: Salina (NaCl 0,15M), Solução de amido (1%), Solução de Saliva, Solução de glicose (0,1M), Reagente Lugol, Reagente Benedict. Também contamos com materiais de apoio, como tubos de ensaios, pipetas, agitador de tubos e Becker.
Para iniciar o teste, cada equipe produziu 4ml de saliva em um Becker. A solução de saliva foi diluída em solução salina (3ml). Os tubos de ensaio foram numerados de 1 a 10 da seguinte forma:
1) 1ml de solução de amido (1%) + 0,5ml de salina + 2 gotas de reagente Lugol.
2) 1ml de solução de amido (1%) + 0,5ml de saliva + 2 gotas de reagente Lugol.
3) 1ml de solução de glicose (0,1M) + 0,5ml de saliva + 2 gotas de reagente Lugol.
4) 1ml de solução de amido (1%) + 0,5ml de salina + 1ml de reagente Benedict.
5) 1ml de solução de amido (1%) + 0,5ml de saliva + 1ml de reagente Benedict.
6) 1ml de solução de