Digestão
Profa: Fernanda Mitidieri
# Nutrientes básicos da alimentação: proteínas, carboidratos e lipídeos.
Produtos vegetais não processados são ricos em materiais fibrosos que não são digeridos por enzimas humanas e nem podem ser facilmente degradados por bactérias intestinais. As fibras são principalmente carboidratos, como celulose ou pectinas.
Certas proteínas (ex. glúten) e carboidratos (ex. lactose), embora sejam bons nutrientes para a maioria das pessoas, não são bem digeridos por outras e provocam indisposição gastrointestinal. A retirada do material que faz mal e a mudança para outra dieta pode eliminar os problemas gastrointestinais. A maior parte dos nutrientes ingeridos consiste de grandes polímeros que devem ser quebrados a monômeros para que sejam absorvidos e fiquem disponíveis para todas as células do corpo.
Profa: Fernanda Mitidieri
Os passos desde a ingestão do alimento até a absorção são os seguintes: (1) Homogeneização mecânica do alimento e mistura dos sólidos ingeridos com fluidos secretados pelas glândulas do trato gastrointestinal.
(2) Secreção de enzimas digestivas que hidrolisam macromoléculas em oligômeros, dímeros e monômeros.
(3) Secreção de ácido ou base para criar um ambiente apropriado para a atividade das enzimas.
(4) Secreção de ácidos biliares para solubilizar lipídeos e facilitar a digestão e a absorção.
(5) Transporte de moléculas de nutrientes e de eletrólitos do lúmen do intestino através das células epiteliais para o sangue ou linfa (absorção).
Profa: Fernanda Mitidieri
O pâncreas e o intestino delgado são essenciais para a digestão e absorção de todos os nutrientes básicos. Entretanto, o pâncreas é o principal órgão que sintetiza e secreta as grandes quantidades de enzimas necessárias à digestão. Mas as enzimas pancreáticas são incapazes de, sozinhas, digerir completamente todos os nutrientes.
Profa: Fernanda Mitidieri
Fonte: