Resumo sobre a disciplina de introdução a antropologia
Esta unidade que teve como principal discussão a importância de se compreender e respeitar a diversidade humana através do estudo da antropologia, a qual se expressa em diferentes culturas, visões de mundo e modos de vida entre as sociedades, os povos e grupos.
O conceito de cultura assume portanto um lugar de destaque, sendo um dos principais conceitos com os quais os diversos estudioso da diversidade humana trabalha. Em sentido gera,l este conceito se refere ao conjunto de elementos que caracteriza e singulariza os grupos, os quais se diversificam em termos étnicos, históricos, geográficos, de linguagem, costumes e tradições. Por outro lado a palavra cultura adquire outros significados, como, cultura erudita, cultura clássica, cultura popular ou cultura de massas.
Em relação a estes outros conceitos, vale distinguir cada uma dessas denominações afim de não confundi-las com o conceito mais amplo adotado no sentido da palavra cultura. É preciso levar em conta que a cultura é o produto das experiências humanas e da vida em sociedade. Podemos considerar também, que não existem culturas estáticas, que não mudaram com o passar do tempo, e com alguma outras influencias, ao contrario da ideia de dinâmica cultural que é cada vez mais adotada, uma vez que há relatos de que existem processos de mudanças em todas as sociedades, já é fato comprovado de que todas as culturas são dinâmicas, é fundamental destacar que nenhuma cultura é superior, mais rica ou desenvolvida e melhor que outra, esta é uma ideia bem atrasada e preconceituosa vinda do mais puro etnocentrismo.
A cultura condiciona a visão de mundo do homem, fazendo com que mesmo que haja um estranhamento possamos respeitar uma cultura diferente da nossa e seu modo de vida diferente, já que de acordo com o pluralismo cultural é possível uma convivência harmônica numa mesma sociedade entre grupos étnicos distintos, desde que haja respeito entre os indivíduos.
O texto de Gluckman mostra como se deu a