A antropologia como disciplina cient fica
Mais especificamente, a antropologia estuda costumes, crenças, hábitos e aspectos físicos de povos que habitaram e habitam o planeta. Isto é, os antropólogos estudam a diversidade cultural dos povos. Esta ciência nasceu devido a curiosidade do homem a respeito de si mesmo em sua totalidade, em aspectos biológicos, origem, corpo humano, diferenças físicas, alimentação, etnias, raça, religião, comportamento, desenvolvimento, sua função como criador de cultura e história, tudo isso para tentar compreender sua existência.
Então, seguindo a ideia de que eram seres superiores, os primeiros antropólogos Europeus partiram em busca de povos a serem estudados, daí a relação da antropologia com o neocolonialismo que foi um complexo processo de dominação de áreas do globo, principalmente África e Ásia. No século XIX as nações européias disputavam acirradamente o domínio do continente africano e suas riquezas.
Os países mais desenvolvidos da época tinham o objetivo de aumentarem seus lucros a um custo consideravelmente baixo, então dirigiram-se a África, Ásia e Oceania para dominar e explorar esses povos, usando o argumente de levar o progresso da ciência e tecnologia ao mundo. Do ponto de vista ideológico, o neocolonialismo foi justificado por uma teoria racista, que julgava que os povos asiáticos e, principalmente africanos, não poderiam, sozinhos, atingir o progresso e o desenvolvimento, cabendo ao europeu levar-lhes essa possibilidade.