Administração
Organizações são compostas por uma ou mais pessoas com o mesmo objetivo. Não necessariamente ela precisa ser uma empresa, a forma de se organizar das pessoas mesmo em um time de futebol, ou em um condomínio onde o sindico controla e modera alguns atos, é considerado forma de organização. Existem três tipos de organização: Não governamentais (ONG), lucrativa (empresas) e não-lucrativa (igreja, exercito, serviços socias e etc.).
*As pessoas sempre se organizaram, desde os primórdios. Mas a partir da Revolução Industrial, que foi consolidado um Curso de Administração. Antes da revolução industrial, os serviços eram mais artesanais, tinham os marceneiros, os toneleiros, os ferreiros, as organizações eram mínimas. Depois da revolução, surgiram muitas fabricas (organizações maiores e mais complexas) e necessitaram assim de profissionais com um conteúdo maior e mais completo sobre elas.
Evolução no pensamento administrativo
As fábricas no inicio, tinham condições precárias. Eram sujas, mal iluminadas e os supervisores controlavam em excesso abusivo, o que impedia o desenvolvimento dos mesmos.
Através de Adam Smith que acreditava que o funcionamento dessas fábricas era caótico, esse sistema começou a se modificar.
Com mais iluminação, com as fábricas limpas e menos supervisão, o rendimento dos funcionários aumentaram significativamente, os administradores começaram a entender a importância dos recursos humanos nas organizações.
O que é Administração?
A administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa ou não. Tem como dever conduzir, dirigir, controlar todas as atividades dentro de uma organização. Um administrador deve possuir técnicas humanas e conceituais.
Eficiencia|Eficácia
Você pode ter uma organização eficiente e não obter eficácia.
Ex.: você dirige um time de futebol, eles treinaram com afinco e obedeceram todas as instruções do técnico (líder), mas mesmo assim, não ganharam o jogo.
Eficácia=